Qual a importância da gastronomia para a saúde da população?

Qual a importância da gastronomia para a saúde da população?

 A gastronomia saudável através da alimentação diária. Saiba quais alimentos deve consumir para manter uma dieta alimentar.

Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde? A alimentação saudável é muito importante na vida das pessoas em diversos sentidos. A preocupação com alimentos tem sido constante no bem-estar e no estilo de vida das pessoas.

Comer bem é algo que as pessoas buscam muito ultimamente. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.

Como ter uma Alimentação Saudável

Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e pode contribuir até mesmo para a perda de peso.

Em gestantes, é essencial para o bom desenvolvimento do feto e em mulheres que amamentam irá contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê. Entre outros inúmeros benefícios.

A orientação de acordo com a pirâmide alimentar é ingerir 6 porções ao dia de carboidratos, como pães, arroz, batata, mandioca e outros, 3 poções de legumes e verduras, 3 de frutas, 3 de laticínios, como queijos, leite e iogurte, uma de carnes e ovos, uma de feijão e outras leguminosas.

Fazer uma alimentação saudável e manter-se fisicamente ativo são dois fatores vitais para a saúde e o bem-estar. Confira abaixo os hábitos para manter uma alimentação saudável:

  • Tome o pequeno-almoço;
  • Faça 4 a 5 refeições por dia;
  • Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia;
  • Inclua sopa no início das refeições;
  • Hidrate-se;
  • Consuma peixe e carnes brancas;
  • Reduza o açúcar;
  • Prefira alimentos com pouca gordura;
  • Reduza o sal;
  • Escolha alimentos ricos em fibra;
  • Procure alimentos naturais;

Os benefícios da gastronomia saudável

A demanda pela gastronomia saudável aborda uma inovadora cultura alimentar, integrando as ciências da alimentação e técnicas de cozinha, aliada a produtos de qualidade sem perder de vista a saúde, mantendo a gastronomia e alimentação balanceada.

A gastronomia saudável nada mais é do que conhecer os alimentos e suas funções. A arte de misturar cores e vitaminas que se complementem. Todas as texturas podem ser substituídas e recriadas, basta ter criatividade, misturar e testar.

Benefícios

Uma boa alimentação é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida. Comer bem e manter a gastronomia alimentar:

  • Aumenta a imunidade e reduz infecções;
  • Previne várias doenças, entre elas o câncer;
  • Aumenta a energia e reduz o cansaço;
  • Melhora o humor, combate a depressão e os efeitos do estresse;
  • Retarda o envelhecimento e melhora a circulação.

Gastronomia com Dieta Alimentar

Para manter uma dieta saudável com alimentos e gastronomia saudável, veja nossas dicas de alimentos que você deve inserir no consumo da família. Tendo em vista uma vida mais longa e de boa qualidade, apresentamos 10 alimentos e seus incríveis benefícios para a saúde:

  1. Maçã: É rica em fibras, vitaminas B1, B2. Contém fósforo, ferro e niacina. Sua casca contém um alto teor de pectina.
  2. Castanha-do-Pará: Seu alto teor protéico e calórico faz com que ele seja considerado por muitos como carne vegetal. Ele contém fósforo, potássio, vitaminas B e E, ferro, cálcio, zinco e uma quantidade grande de selênio.
  3. Aveia: É um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, proteína, lipídios e o aminoácido lisina.
  4. Banana: Além de muito nutritiva é rica em potássio e vitamina B6. Possui também ácido fólico e vitamina C.
  5. Repolho: É rico em fibras, vitamina C e em compostos de enxofre. Contém também potássio, cálcio, fósforo, glutamina e polifenóis.
  6. Caju: A poupa do caju, o pseudofruto, tem quatro vezes mais vitamina C que a laranja. É rico em fibras e aminoácidos. Possui vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, cobre, ferro e fósforo. É também uma fonte de antioxidantes.
  7. Abacate: Possui um alto teor de proteína, ácidos graxos e vitamina A. Possui também ferro, magnésio, vitaminas A, C, B6 e E.
  8. Molho de Tomate: O que mais se destaca no molho de tomate é a alta quantidade de licopeno, um antioxidante que combate os radicais livres.
  9. Limão: É uma fruta rica em vitamina C. Contém potássio, magnésio, cálcio e fósforo.
  10. Couve: É um vegetal rico em fibras, em vitamina A, B6, C, K e em cálcio, ácido fólico e ferro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *