Quais os maiores eventos gastronômicos do Brasil?

Quais os maiores eventos gastronômicos do Brasil?

 

Grandes eventos de gastronomia do Brasil são referência para festivais de gastronomia mundial.

O Brasil é destaque no cenário mundial, como sendo um dos países com maiores eventos gastronômicos. Conhecer a culinária ao redor do país é um dos grandes prazeres de viajar.

A diversidade cultural de um país enorme também se vê na culinária. De Norte a Sul, os eventos gastronômicos do Brasil ganham maiores proporções e toques sofisticados de pratos típicos e regionais.

Para todos os gostos, selecionamos os maiores eventos gastronômicos do Brasil para conhecer o quanto antes ou se planejar para as edições futuras. Especialmente, uma lista com os melhores festivais de gastronomia do Brasil. Confira!

 

Festival Ver-o-Peso da cozinha paraense, em Belém

Um dos principais eventos gastronômicos que valorizam a culinária do norte do país é o Ver-o-Peso da cozinha paraense. A região possui uma vasta disponibilidade de matérias primas para a culinária que são pouco conhecidos no restante do país.

Feiras de produtores, palestras, aulas de culinária, comida para crianças e por aí vai. Na programação os participantes conhecem ingredientes típicos da região da Amazônia, como tucupi, maniçoba, açaí, peixes, farinha de mandioca, dentre outros.

 

Festival do Pastel de Feira, Guarulhos

A iguaria é tão importante e característica da região que se tornou tema de um grande evento gastronômico.

Dos tradicionais carne, frango e queijo até os doces, como de brigadeiro e queijo com goiabada, tem pastel para todos os gostos. Sabores diversos com ingredientes da gastronomia brasileira.

 

Festa da Colônia, Gramado e Canela

A Festa da Colônia, nas cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, recebe turistas para conhecer um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil.

Pratos típicos da culinária alemã, italiana e portuguesa, trazidos pelos imigrantes, se misturam aos ingredientes brasileiros. O resultado são deliciosos pratos com sabores únicos.

A festa também busca valorizar a identidade do agricultor, destacando hábitos e costumes da gastronomia típica e tradicional.

 

Festival Comida di Buteco

O “Comida di Buteco” é um dos principais festivais gastronômicos do país e acontece cidades de São paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas na disputa pelo petisco perfeito.

Ele reúne em uma competição sadia e deliciosa diversos botecos e restaurantes de vários estados do país. Sua mistura de sabores elege a melhor gastronomia do Brasil.

 

Festival gastronomia Tiradentes

Um dos principais festivais da cidade histórica mineira, recebe mais de 30 mil pessoas anualmente. A cada edição, os chefs do Brasil inteiro e também de outros países fazem jantares especiais, os concorridos Festins de Tiradentes.

 

Festival Gastronômico de Pirenópolis

Oficinas com minidegustações são o carro-chefe desse festival dedicado à gastronomia típica goiana, com releituras de chefs regionais e da gastronomia do Brasil.

Também acontecem oficinas de cozinha ao vivo para as principais refeições, aulas-show, oficinas de agroecologia e agronegócios e ações de turismo, moda e tecnologias voltadas para a gastronomia.

Gastronomia no Brasil

O Brasil tem dimensões continentais, uma infinidade de ingredientes regionais e influências de diferentes povos que acrescentam ainda mais diversidade à gastronomia brasileira.

Do pato no tucupi, do Pará, ao barreado, no Paraná, passando pelo feijão tropeiro de Minas Gerais. O que não falta no Brasil é uma boa mistura de ingredientes e uma rica gastronomia que resultam em incríveis e ricos pratos típicos regionais.

Não é à toa que o país se tornou conhecido também por eventos de gastronomia.

 

A influência da Gastronomia Brasileira

Mundo afora, em grandes eventos gastronômicos o Brasil é destaque por suas iguarias, receitas regionais e pratos típicos vencedores em grandes eventos gastronômicos no Brasil.

Os eventos de gastronomia no Brasil são referências de harmonização, diversidade e combinações de ingredientes entre regiões, e ao final, dão certo por sua infinidade de aromas e sabores. Aprovados pelos especialistas em gastronomia brasileira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *